BIOGRAFIAS DOS PARTICIPANTES DA HQ FEST

ESPONJINHA - O PALHAÇO DA ALEGRIA – SÃO PAULO

Atuo com o Personagem Palhaço Esponjinha há mais de vinte e cinco anos, alegrando festas, eventos corporativos e Institucionais e projetos educacionais.
Além dos grandes eventos da Empresa ‘’Carpedi’’ e algumas prefeituras, em 1994, tive a honra de participar do Projeto Educacional ‘’Planeta Azul ‘’- Por um Mundo Melhor, realizado pela Fundação Mokiti Okada, uma conceituada Instituição de São Paulo que atua em diversos campos da sociedade.
Este projeto foi executado em centenas de escolas pelo Brasil como um método para- didático.
Como um dos personagens da revista e shows do projeto, pude nessa época, vivenciar a mudança positiva do ambiente de muitas escolas que adotaram esse projeto educacional.
Participo também todo ano de um evento na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Hoje produzo minhas próprias revistas, uma divertida tabuada e um boneco de meu personagem que leva muita alegria a criançada que o adquire.
Meus próximos passos será ter o meu próprio programa de televisão e um espaço temático próprio para festas.

_________________________________________________________________________________


FERNANDO DOS SANTOS – QUADRINHISTA - ILUSTRADOR - ITANHAÉM  - SP.

Fernando dos Santos: Quadrinhista, ilustrador e oficineiro, começou a produzir quadrinhos em 1996 no fanzine Nossa Visão. Criou o fanzine FERCOM! em 2006. Participou do programa VAI da SMC de SP em 2008 e 2009 com o projeto Humor em Quadrinhos. É colaborador da AQC-ESP. Foi oficineiro do projeto Fanzines nas Zonas de Sampa entre 2010 e 2015.Criou os personagens Estapafúrdios Ursinhos Coloridos, publicados na revista MAD entre 2013 e 2016.

_________________________________________________________________________________


CHARLES MOS – QUADRINHISTA – SP.

Sou Charles Mos, criado praticamente em duas cidades, Itaquera e Indaiatuba. Assim como todos os apaixonados por HQ comecei cedo e em minha adolescência decidi que a arte e o mundo do entretenimento seriam minha profissão.
Tenho experiência nas artes, como: teatro, cenografia, música, ilustrações, Literatura, RPG e histórias em quadrinhos. Hoje sou formado como professor de Artes Visuais e além de trabalhar como freelance passo o meu conhecimento para jovens e adultos entusiastas e interessados pelas artes.
Meu foco no momento é e produzir a HQ “Guaiamum – Histórias Esquecidas”. Personagem criado em Indaiatuba pelo meu Pai, o Rocha e eu.

_________________________________________________________________________________


HERBERT BERBERT – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR – SUMARÉ – SP.

Nascido em São Paulo, desenha desde criança, mas só em 2011 após um acidente, começou a produzir quadrinhos como terapia e não parou mais. Atualmente continua sofrendo acidentes dos mais incomuns, é ilustrador freelancer, faz quadrinhos independentes, e trabalha em um centro de atendimento psicossocial.
Trabalhos:  Hq MadBox, Tudo já foi Dito, 321 Fast Comics, A Samurai, A Samurai Yorimichi, Memórias do Mauricio.

_________________________________________________________________________________


RODRIGO FELIX – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR

Rodrigo Felix, 26 anos, auto ditada, sempre teve a linguagem do desenho com ele, iniciou seus estudos em um curso de quadrinhos em São Paulo, na Impacto Quadrinhos, desde então vem se aprofundando na área, trabalha atualmente como Modelador 3D, e faz trabalhos freelancers como Ilustrador, Designer Gráfico, Quadrinhista, Storyboarder e Motion Designer.
Rodrigo Felix junto com Éric Vanucci, trazem para a 1ª HQ FEST INDAIATUBA projetos pessoais, dentre eles uma HQ Autoral e um livro ilustrado.

_________________________________________________________________________________


WILSKI BARBOSA – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR – SALTO – SP.

"Nascido e criado em Salto (SP), começou nos quadrinhos desenhando um fanzine para Natal (RN), o BIO 47. Colaborou como desenhista em revistas independentes como Prismarte, Arena e Quadreca.
Em 2016 estreou como roteirista, criando o personagem de western Jon Baxter e produzindo pequenas histórias de gênero alternativo.

_________________________________________________________________________________


SER ILUSTRA – GABRIELA – DANIEL – QUADRINHISTAS – SUMARÉ – SP.

Ser Ilustra surgiu com o encontro de duas criaturinhas que amam desenhar, escrever e inventar. Também são conhecidos como Daniel e Gabriela, formados em artes Visuais na PUC-Campinas, veem a seis anos trabalhando e criando novos mundos ilustrados juntos, tendo a dois criado a Ser Ilustra. Daniel, focou seus estudos em ilustração e criação de histórias em quadrinhos, continuou seus estudos se formando em Design Gráfico pela Extecamp-Unicamp.
Gabriela, durante a faculdade participou de um projeto de intercâmbio, cursando dois anos de Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, se especializou em pintura e desenho infantil, passou a trabalhar com a criação de roteiros para os trabalhos desenvolvidos na Ser Ilustra.

Juntos tem participado de diversos eventos pelo estado de São Paulo, levando na mala vários prints cheios de fofura, Um livro de tirinhas chamado QUANDO… que conta as estranhas histórias do dia a dia de Gaby, o quadrinho Fósforo, onde acompanhamos as aventuras de Fósforo e seu amigo Go para trazer luz de volta a vila dos monstros, e para os pequenos um livro infantil chamado Serzinho e a estrela contando a primeira história do nosso mascote Serzinho em busca de ajudar uma estrela a realizar seu desejo.

_________________________________________________________________________________


CARLA DAL SOGLIO – FOTÓGRAFA - ARTESÃ – SALTO – SP.

Empreendedora, fotógrafa, modelo e artesã. Nascida na cidade de Salto, interior de SP, no dia 1 de junho de 1988. Desde pequena tem o gosto pelas artes, já pintava suas revistinhas com lápis de cor e giz de cera. Descobriu com a mãe o gosto pela pintura em telas, panos e madeira. Sempre gostou das artes manuais, fosse a pintura, desenho ou escultura. Adora criar peças diferentes e brincar com a variedade de temas em suas artes."

________________________________________________________________________


ADRIANO PANDA – QUADRINHISTA - ILUSTRADOR – SP.

Trabalha há mais de dez anos com ilustração, quadrinhos, escultura e na criação de logos e marcas. Acaba de lançar sua primeira HQ impressa, As crônicas de Thelfrounland. Também já participou da coletânea Amores plurais da Marca da Fantasia em 2013, é criador de O Mundo de Charlie e Geraldinho Ferrou com o Natal. Ambas disponíveis para leitura gratuita.

_________________________________________________________________________________


BRUNO CORADELLI – QUADRINHISTA – ROMANCISTA - SUMARÉ – SP.

O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive – Fiodor Dostoievski
 A tempos essa frase foi analisada a exaustão, muitas vezes apreciada por vários, diversas vezes citadas por pessoas das quais nem conhecem o seu pensador original, mas nunca de fato compreendida como se deve. As pessoas geralmente encaram a vida como uma via dupla, “Lazer ou profissão”. Porque você faz isso? Para ganhar dinheiro ou para se divertir? E dessa visão limitada as pessoas não conseguem compreender o quão grande e profunda é de fato a vida e sua própria existência. Por que você escreve livros? Por prazer ou por dinheiro? “Nenhum dos dois, eu o faço pois é a minha vocação”.
 Nascido em 17 de novembro de 1990 na cidade de Campinas, possui uma paixão pela arte em si desde muito jovem. Começou a escrever poemas na escola quando tinha 8 anos, já conquistando elogios dos professores na época. Toda a sua vida sempre foi moldada ao redor da arte tendo ele nascido na época da qual seu pai o levava para bancas de jornais comprando inúmeros gibis para que passasse a tarde lendo. E da influência literária, seu pai o levou ao amor cinematográfico. Hoje possui grandes diretores como inspiração maior em sua prática artística e para a própria vida, sendo eles Kurosawa, Woody Allen, Spielberg, Scorsese, Godard, Kubrick, Rossellini, Rohmer e Orson Welles.
 E de inúmeras tardes deitado em seu quarto lendo, escrevendo, assistindo filmes e jogando vídeo-games se tornou professor de inglês e escritor. Àqueles momentos dos quais muitos diziam ser uma perda de tempo ele apenas possui os mais sinceros agradecimentos, pois foram esses exatos “momentos desnecessários” que trouxeram o verdadeiro valor a sua vida, sendo moldado e transformado, aos poucos se tornando aquilo que é hoje.
 A HQ “O mundo de Quinn” nasce como uma homenagem para as inúmeras tardes lendo velhos gibis de super-heróis, tendo como intenção primordial resgatar um pouco da inocência e a diversão que essas histórias podem trazer ao coração dos mais jovens. E sempre sem medo continuarei a escrever até o fim de meus dias, e sobre as palavras de Aristóteles continuo a persistir: “Você nunca conseguirá fazer nada no mundo sem coragem. É a maior qualidade da mente ao lado da honra”.

_________________________________________________________________________________


ALUÍSIO SOUZA – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR - SALTO – SP.

É o nome artístico de Aluísio Souza. Caipira da cidade Salto, no interior de São Paulo. Aluísio aprendeu a ler e a escrever lendo gibis. Lia de tudo, desde os infantis Popeye, Zé carioca, Monica até os mais adultos Tex, Conan, Flash Gordon. Mas era sempre atraído para o mundo dos Super Heróis e para os traços fantásticos de John Byrne, Garcia Lopez, Alan Davis, John Buscema. E foi desenhando os personagens das HQs e da TV (seu outro vício) que desenvolveu o traço fazendo seus pais o mandarem para Escola Panamericana de Artes.
No final dos anos 90 fez seu primeiro trabalho profissional de Comics na HQ “The Invisible Dirty Old Man”. Desde então alternou entre o mercado de quadrinhos com títulos como Almanaque Meteoro e The Grimm Fairy Tales e o mercado publicitário e Ilustração. Durante a noite gosta de praticar e ensinar Kickboxing.

________________________________________________________________________________



GIL MENDES – EDITORA UNIVERSO – QUADRINHISTA – SP.

Empreendedor, historiador, editor e roteirista de histórias em quadrinhos. Criador do personagem Lorde Kramus, com várias revistas publicadas, Gil Mendes, 45 anos, lançou em 2015 o selo da Universo Editora para auxiliar os autores independentes a produzir a publicar suas obras, sendo que mais de 300 títulos independentes possuem o selo da Universo em suas capas. Também já ministrou oficinas e cursos em escolas públicas de São Paulo. Atualmente investe na produção do universo próprio de personagens de sua editora.

________________________________________________________________________________


NILSON FÉLIX – CARTUNISTA – CAMPINAS – SP.

Cartunista Campineiro que teve seus trabalhos de charge e cartum expostos em diversos Salões de Humor como: App-Campinas, Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Caratinga, Volta Redonda, Amparo, Mogi - Guaçu, Americana, Presidente Prudente, Juiz de fora.
Participou dos Filmes de animação produzidos pelo Núcleo de Cinema de Campinas: Nhô Tônico (Filme de animação sobre a vida e obra de Carlos Gomes, premiado na Venezuela) e Wirandé (desenho premiado que faz parte do acervo The Smithsonian National Museum of the American Indian, acervo da New York University). Também realizou trabalhos de cartuns e caricaturas para diversas empresas como: Skol, Nextel, Vivo, Wickbold, Makro, Imerys, Kleffmangroup, Agilent.
Atualmente trabalha na produção e divulgação de seus personagens: Baby Bruno, Véi da Fila, Mutcho Loco, Lala e Lau entre outros publicados em suas mídias digitais: Nilson Féllix Cartuns.


______________________________________________________________________________


CLEILTON ROLIM CHAVES – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR – S. B. DO CAMPO

Cleilton Rolim Chaves é quadrinhista e ilustrador. Nasceu em São Caetano do Sul e hoje vive em São Bernardo do Campo, SP. Já foi roteirista free lance na Maurício de Sousa estúdios, já foi selecionado no 38° Salão de Piracicaba na categoria Tiras e desenhou a HQ "Vivi e os Globulinhos" numa parceria entre a PinCéu produções e ABRI (Associação Brasileira de Imunodeficiência). Ilustrou livros didáticos para a FTD e livros infantis digitais para a Elefante Letrado. Na HQ FEST levará cópias do seu zine "Peixe Raro" além de prints e outras coisas mais.

________________________________________________________________________________


NELSON ZORZETTO – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR - PIRACICABA – SP.

Nelson Zorzetto - Ilustrador e colorista, trabalha como Flatter de HQs para o colorista Marcelo Maiolo. Em 2015 teve sua primeira publicação como colorista, na HQ autoral, "Ozman Harpocrates". No final do mesmo ano, lançou a HQ "Zine Box" junto com mais seis artistas, com sua história "Ashes of Stars". Em 2016 na Comic con experience, em parceria com Bill Scarpitti, lançou a HQ "SCAR - Os quatro cavaleiros no apocalipse", financiada pelo Catarse.

_________________________________________________________________________________


JORGE BARRETO – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR – SP.

Jorge Barreto começou sua carreira profissional em 1983 como freelance, fazendo Histórias em Quadrinhos, Roteiros, Ilustrações, Charges e Cartuns para revistas de humor e periódicos. Trabalhou durante muitos anos nos Estúdios do Mauricio de Sousa, fazendo desenho animado, storyboard, roteiros, entre outras coisas. Publicou durante muitos anos a tirinha de humor "A Fábrica" no Jornal "A Cidade", de Tietê. Entre um rabisco e outro arruma tempo para modelar seus bonecos, que são voltados para o mundo do Motociclismo e do Humor.

_________________________________________________________________________


VAL BRASIL – MAQUIADORA ARTÍSTICA – INDAIATUBA – SP.

Olá, sou a Val Brasil, moro a mais de 40 anos em Indaiatuba, amante da ARTE em geral, autodidata, e amo maquiagem desde que me conheço por gente. Amo criança e o seu mundo de fantasia, acredito fielmente em fadas e mundo mágico, sendo assim, ao me tornar mãe me tornei Maquiadora artística. Sempre em busca de me aperfeiçoar, fui aluna do Tinácio que pintava crianças do programa da Xuxa, fui aluna de artistas estrangeiras como Melissa Biehl e Jasmin Walsh,e esse ano completo 10 anos de caminhada, pintando tanto rostinhos infantis como heróis, vilões e em meninas a magia do encantamento, a linda arte de pintar gestantes com suas enormes barrigas e  até o corpo nu de uma mulher. Trabalho em festas, editais, fotografia, mas minha arte se faz valer voluntariamente em instituições como Ongs com crianças em vulnerabilidade social, em hospitais que tratam crianças com câncer como Barretos, Boldrini entre outros. Carrego comigo a frase de Walt Disney que diz:
“Primeiramente encontre algo que você goste tanto de fazer que não se importaria de fazê lo sem receber nada por isto; aprenda então a fazê lo tão bem que as pessoas se sintam felizes em lhe pagar para que o faça”.

_________________________________________________________________________________


HUGO NANNI – QUADRINHISTA – JUNDIAÍ – SP.

Nascido e residente em Jundiaí-SP, desde pequeno era fascinado por desenhos, e pratica hoje. É professor de Arte, alguns de seus quadrinhos se espelham na realidade de seus alunos. Atua no mercado independente a mais de 10 anos, publica regularmente e frequenta as diversas feiras em busca de seu público. E pratica até hoje.

_________________________________________________________________________________


ADRIANO GON – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR - AMERICANA – SP.

“Adriano Gon é desenhista desde que se tem lembrança. Em 1994 passou a fazer fanzines inspirados em Cavaleiros do Zodíaco, além de criar o seu primeiro personagem Thunderman. Com os anos, foi aumentando suas criações, porém, nunca desgarrou de seu primeiro personagem até que um acidente o afastou por 7 anos das pranchetas. Durante esse tempo, aperfeiçoou sua habilidade como designer gráfico e somente em 2015 que retornou ilustrando novamente, agora de forma moderada e digital. Aos poucos retoma sua jornada como ilustrador, agora focado em se profissionalizar com seu estilo mais cartoon. Vale salientar que em outubro de 2008 fundou a NHQ, Núcleo de Histórias em Quadrinhos, que publicou, de forma digital, mais de 100 títulos por mais de dois anos em seu site. Retornou em maio de 2015 com o lançamento da One Shot Mangá BR #1, que publicou os dois selecionados do primeiro Concurso de Mangá Nacional, realizado e organizado pela própria NHQ. Desde então, frequenta eventos de quadrinhos e mangás, levando sua arte e as HQs que publica pelo selo NHQ ao alcance dos leitores. ”

_________________________________________________________________________________


DANIEL ESTEVES – QUADRINHISTA – SP.

 Divulgação

Roteirista, professor de histórias em quadrinhos, fundador do curso HQ em FOCO, membro do coletivo PETISCO e editor do selo independente Zapata Edições. Editou e escreveu diversos quadrinhos: Por mais um dia com Zapata, KM Blues, São Paulo dos Mortos 01 a 03, Nanquim Descartável 01 a 04, O Louco a Caixa e o Homem, 147, 3 tiros e 2 otários, Pelota, entre outros. Publicou pelas Editoras Nemo, Via Lettera, Kalaco, foi membro dos Coletivos Quarto Mundo e Front, além de participar de diversas coletâneas nacionais. Recebeu o troféu HQ Mix em 2007 como roteirista revelação e a sua produção independente foi contemplada com outros seis prêmios HQ Mix. Também ganhou o troféu Ângelo Agostini em 2009 e 2012 como melhor roteirista brasileiro.

_________________________________________________________________________________


JONATHAN SEGOVIA – QUADRINHISTA – CAMPINAS – SP.

Jonathan Adriano Segovia Silva, 21 anos, natural de Andradina, interior de São Paulo, mas morador de Campinas, é graduando em Ciências Sociais pela UNICAMP e Licenciatura em Artes Visuais pela UNIP. Desde pequeno teve contato com histórias em quadrinhos e desenhos devido ao gosto de seu pai, que colecionava as tão amadas revistinhas e desenhava nas horas vagas.
Jonathan se mudou para Amparo, para a conclusão do ensino médio, tendo aulas de desenho artístico com Horácio Vitale e em sequência, moveu-se para Campinas devido as faculdades, iniciando estudos sobre quadrinhos com o Ilustrador Mestre Jedi Mario Cau, hoje professor, amigo e colega de trabalho. Jonathan tem uma Webcomic sendo postada com frequência semanal de páginas no site Tapas de nome “O mundo de Quinn”, com lançamento programado na HQ Fest de Indaiatuba. Além de uma outra HQ sendo planejada e colocada no forno em parceria com seu irmão, Jean Segovia, roteirista e ilustrador. Participou de Artist Alleys em Campinas e Araçatuba e quer estar presente em tantos outros ao longo dos anos.
Seu amor por ilustrações e quadrinhos é incondicional, fazendo com que o objetivo profissional seja de um ilustrador/quadrinista e professor de desenho contente e orgulhoso de seus trabalhos,
prestigiador dos colegas de profissão e colaborador com o mercado nacional artístico.


____________________________________________________________________________________________


GIOVANNI KAWANO – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR - SP.

Giovanni Kawano é quadrinhista, ilustrador, e professor de artes. Nasceu e continua morando na cidade de São Paulo há 24 anos. Atualmente, está no 5º ano do curso de Artes Visuais da Universidade de São Paulo.
Desde pequeno, sempre recebeu muita influência dos Animes que passavam na televisão, criando um grande afeto por este gênero e pela cultura japonesa em geral, e posteriormente pelos mangás, os quais tiveram grande influência no seu repertório criativo.
Começou a estudar desenho na Escola Arte São Paulo (onde agora trabalha como professor desde fevereiro de 2016), e depois no Instituto dos Quadrinhos, onde teve contato com vários profissionais da área que o orientaram em sua jornada artística.
Em 2016, participou do 14º Salão de Humor de Cerquilho, na categoria de tiras. No começo de 2017, ministrou uma oficina de Histórias em Quadrinhos no Sesc Campo Limpo, em São Paulo. E neste ano, já participou de dois eventos de quadrinhos, o Anime Fair – em Embu das Artes -, e o Ugra Fest – no Sesc Belenzinho - com participação confirmada em mais alguns eventos de quadrinhos e publicações independentes (incluindo o HQ Fest,  em Indaiatuba) ao longo do ano.
Ainda em 2017, lança a sua primeira HQ impressa, intitulada Amarração do Amor (que pode ser lida online pelo site 99 balões), também é autor das webtiras intituladas Escovando os Dentes com João, (publicadas semanalmente desde outubro de 2015.

_______________________________________________________________


MARCOS VENCESLAU – ILUSTRADOR – QUADRINHISTA – SP.

Sou Artista plástico e Artista-Educador de formação, me tornei Ilustrador, cartunista e Quadrinista ao longo de minhas experiências em Atelier de artistas e por minha curiosidade.
Iniciei nos quadrinhos ministrando aulas de cartuns e histórias em quadrinhos para todas as idades, fundando o grupo Mafagafos. Só depois ingressando no grupo ‘Subterrâneo’ inaugurei meus primeiros quadrinhos com meus primeiros personagens “Os Piratas”.
Estou publicando quadrinhos experimentais no Blog ‘Quadrinhos Inquietos’ de onde surgiu minha nova revista ‘INQUIETUDE’ com quadrinhos mudos. Este ano publiquei ‘SketchBook custon” e um Post Art pela editora criativo e outros trabalhos virão com esta parceria ainda este ano.
Participo da AQC-ESP - Associação de Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo onde sou um dos organizadores do Prêmio Ângelo Agostini. ”
Trabalho na EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística em São Paulo e tenho Atelier próprio “Ñanderu”, onde executo serviços de ilustração, diagramação,
quadrinhos e oficinas.

_________________________________________________________________________________


LÉO TATARANA – ILUSTRADOR – QUADRINHISTA – INDAIATUBA – SP.

Léo Tatarana – Ilustrador e Professor de Desenho. Muito versátil nos estilos e técnicas utilizadas. Com ênfase em Mangá e História em Quadrinhos e com o lápis, sua ferramenta principal de trabalho.
Cursou História em Quadrinhos no Ateliê Wilma Schroeder estabelecimento onde exerceu a profissão, como professor, por mais de três anos trabalhou como voluntário em vários projetos na cidade de Indaiatuba e Campinas, relacionados ao desenho, realizando oficinas culturais.
Participa de vários projetos onde, com amigos e parceiros, realizam trabalhos direcionados a Arte Editorial, Ilustrações, Aulas, Oficinas e Workshops.
Hoje em dia está bastante envolvido em projetos de História em Quadrinhos, Design de Personagens, Cores Digitais e Aulas de Desenho.

_________________________________________________________________________________


MARCOS GRATÃO – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR – ARAÇATUBA – SP.

Marcos Gratão é ilustrador, quadrinhista e animador. Desenha desde os dois anos de idade e vem publicando seus quadrinhos em fanzines desde os anos 90. Agora faz suas obras para a internet, contando com a tecnologia e produzindo animações e quadrinhos digitais.
Suas maiores inspirações são os quadrinhos americanos, europeus e mangás japoneses. Assim, Marcos mistura elementos de todos esses estilos em seus trabalhos, sempre trabalhando com o maior profissionalismo na colorização de suas obras. Produz também videoaulas de desenhos para seu canal do Youtube. Criador dos personagens VIGILANTES, ENEMUS, AJUDANTE DE ALIENÍGENAS, entre muitos outros.

_________________________________________________________________________________

MÁRCIO MEYER – QUADRINHISTA – SANTA CRUZ DO SUL – RS

Márcio Meyer é publicitário e criador das tiras de EDImania, que significa também ‘‘Turma do Edi” ou “Edi e suas manias’’. Gaúcho, Santa-Cruzense, nascido em 3 de outubro de 1979, é pai de um garotinho sapeca. Publicou tiras em jornais e revistas na região dos Vales do Rio Pardo e
Taquari, próximos à sua cidade natal. Lançou Babadas Tiras em 2015, que concorreu ao troféu HQ Mix e, em 2016, Deu Um Branco – Uma Aventura meio que de Colorir, na Bienal de Quadrinhos de Curitiba. 

_________________________________________________________________________________


RODRIGO OTÄGURO – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR – INDAIATUBA – SP.

Eu sou o Rodrigo Otäguro, formado em Gestão Empresarial, atualmente me dedico à ilustração e quadrinhos.
Meu primeiro projeto é a HQ Continuum que foi publicada no coletivo ZineBox em 2016.
Atualmente trabalho de forma independente e autoral com meu projeto mais recente sendo a HQ Mapinguari, cuja publicação foi possível devido a campanha bem-sucedida na plataforma de financiamento coletivo Catarse.

_________________________________________________________________________________


AUGUSTO MINIGHITTI – ILUSTRADOR – QUADRINHISTA – SP.

Augusto Minighitti, ou só Minighitti, como é conhecido, teve como mestres Manuel Victor Filho, Neviane, Zeminian e Armando de Sá. Lecionou durante vários anos na Escola Panamericana de Arte nos cursos de Desenho Básico, Arte Publicitária e Ilustração Editorial.
Em 1994, junto com Enrique Lipszyc e Álvaro de Moya, organizou o primeiro encontrointernacional de "comics" - 1ª EPA - SUPERHEROES COMIC COM. Entre 1997 e 2007, desenvolveu e coordenou os cursos de Design Gráfico, Design de Interiores e Artes Plásticas para o UNIFIEO – Centro Universitário FIEO / Faculdade de Osasco. Participou de várias exposições de arte, produziu cenários de programas de TV, Storyboards e Concepts para agências e produtoras, capas de CDS, DVDS, entre outros projetos gráficos.

_________________________________________________________________________________


IGNEZ DE CASTRO - QUADRINHISTA, ILUSTRADORA – JUNDIAÍ – SP.

Formou-se em Educação Artística pela UNICAMP em 1987, na primeira turma do recém-criado Instituto de Artes.
Iniciou sua carreira profissional em 1990 no extinto Estúdio de Animação Cigarra Inquietante, como intercaladora e finalizadora de traços de desenhos animados em cenas do longa “Fievel vai para o oeste”, de Steven Spielberg. Em 92 e 93 trabalhou no Estúdio HGN nas mesmas funções, no curta “Bonkers” da Walt Disney Co. Também em 92 publicou sua primeira coleção de livros ilustrados, “Fauna das Cidades”, pela FTD. Em 94 sua primeira HQ, “Gatas e Nuvens”, foi premiada com 3º lugar no 1ºsalão SENAC de quadrinhos. Entre 1994 e 2003 publicou seus trabalhos de HQ autoral na Editora Escala: “O Grande Desaponte”, “Memocigus”, “Brigite, a Mulher-Dragão”, “Bichos do Mato” e “Os Pleistocênicos”. Entre 1995 e 2001 Fez ilustrações de livros didáticos e paradidáticos para as Editoras Pueri Domus, Mindem, FTD, Ícone e Germinal. A tira semanal “Os Pleistocênicos” foi publicada no caderno Criança do jornal Correio Popular de Campinas entre 2000 e 2007 e hoje é republicada na página “Pleisto HQ” do Facebook. Hoje Dadí é professora de arte encarregada do acervo de livros na Biblioteca Monteiro Lobato da E. E. Siqueira de Morais, em Jundiaí , dá aulas de desenho na escola Alfa-2 Estúdio, é ilustradora independente e planeja novos projetos em HQ.

EDER MODANEZ – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR – CORDEIRÓPOLIS – SP.

Eder Modanez, ilustrador e quadrinhista, autor de "O Girassol e o Samurai", co-autor de "Otávio Martinez" (Social Comics) e ilustrador no livro "Sociedade dos Corvos" (ed. Coerência).
Graduado em Design Gráfico, atualmente trabalha no Ateliê Gigante Guerreiro, diagramando livros e revistas, desenhando histórias em quadrinhos e ilustrações para o mercado editorial.

_________________________________________________________________________________


LUCIANO OLIVEIRA – QUADRINHISTA – RIBEIRÃO PIRES – SP.

Desde pequeno gosto de desenhar, meu primeiro contato com as HQs foi com uma revista do Tarzan em meados de 76, que recebi de presente do meu pai, fiquei com aquela história fantástica na cabeça e iniciei minhas histórias com o meu personagem Meteoro.
Profissionalmente ao fazer um curso de desenhos em uma Escola em Mauá, cidade á qual sou muito grato, pensei que iria me ajudar a definir e conhecer novas técnicas de quadrinhos em 1995, conheci por intermédio de uma amiga, o grande Artista e mestre Luciano Queiros, na ocasião estava no fim de uma edição de Gen 13. Fiz muitos treinamentos e aprendi demais fazendo desenhos baseados em Cyberforce e Wolverine, trabalhei no estúdio MC4 de arte independente, criamos muitos personagens, revistas para o mercado latino americano e fizemos muitas HQs,
Retornei aos desenhos em meados de 2006, em parceria com Alex Mir na Revista Tempestade Cerebral, onde introduzi meu primeiro personagem “Max Power”, meus últimos trabalhos foram juntos com a Editora Universo Independente com o Gil Gomes, onde desenvolvi toda área de marketing e desenhei os personagens da Editora ao lado de Waine Beraldo e Samuel Carvalho, nela também produzi as revistas e concepção de Benjamim Peppe, Arcádio, Cangaceiro, Noites de Fúria, que está no site Social Comics e Quadrinhos Inquietos e agora por Fim “Contos de Monscrérnia”.
Ultimamente trabalho como freelance e palestras, tenho atividades em cursos de digitalização, programas específicos e desenvolvimento de arte personalizada. 

_________________________________________________________________________________


MARCEL BARTHOLO – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR -  SOROCABA – SP.

Marcel Bartholo, carioca “paulistado”, pós-graduado em Artes Visuais-Cultura e Criação, trabalha como Ilustrador e Caricaturista desde 2005.
 Sócio fundador do “Estudio Ideaboa”, atuante no mercado de ilustrações, eventos e produções gráficas. Ilustrador, quadrinhista e artista plástico, é professor de desenho em Sorocaba (SP), ministra oficinas de desenho e criatividade. Organiza o Ilustradoria - Encontro Ilustrado, evento voltado para os admiradores e profissionais do desenho.
Em 2016 publicou seus primeiros quadrinhos, a parceria “Por Trás das Sombras” (Marcel Bartholo/Douglas Nogueira)  e produziu e ilustrou de maneira totalmente independente  “Insubstituível” com roteiro de Gregório Mavian.

_________________________________________________________________________________


BRUNO HAMZAGIC – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR - TABOÃO DA SERRA – SP.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​Ao longo de ​quase ​vin​te​​ anos de experiência com direção de arte, design, animação e ilustração 2d e 3d para o mercado publicitário, trabalhou com grandes agências e estúdios. Utilizando técnicas digitais tridimensionais e bidimensionais obteve o reconhecimento de alguns prêmios e publicações, entre eles Salão Internacional de Humor de Piracicaba, CG Choice Award (www.cgtalk.com), 3DTotal Excelence Award, Animamundi Web, The Eleven Second Club, 2d Artist magazine, entre outros. Desde de 2008 constituiu o estúdio “Pingo“, em parceria com seu irmão gêmeo e sócio, desenvolvendo jogos, animações e ilustrações.
​​Dur​ante​ ​três ano​s ​fez pa​rte ​d​o depa​rtame​nto​ ​de​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ animação da Vetor Zero e, em paralelo, ​lan​çou​ a HQ de tirinhas humorísticas “Goiabada & Queijo Branco”, projeto contemplado pelo Proac quadrinhos 2013.​
​​Atualmente faz parte da equipe do estúdio Mindbender como animador e diretor de arte e, em paralelo, dá andamento para a tirinha e para projetos pessoais.

_________________________________________________________________________________


RAFAEL DE LATORRE – ILUSTRADOR – QUADRINHISTA – PIRACICABA -SP.

Rafael de Latorre - Atua como ilustrador freelancer para o mercado editorial e publicitário desde 2006. No mercado nacional de quadrinhos participou de projetos como “Fade Out: Suicídio Sem Dor”, “Lost Kids: Buscando Samarkand” e “321: Fast Comics”. Seu primeiro trabalho para o mercado americano foram 6 edições da HQ “SuperZero”, escrita por Jimmy Palmiotti e Amanda Conner, da editora Aftershock Comics. Em 2016 passou para o seu segundo título na editora, “Animosity”, escrita por Marguerite Bennett. Em 2017 foi indicado ao Russ Manning Promising Newcomer Award.


_________________________________________________________________________________


EDER ARAÚJO – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR – SP.

Nascido na cidade de São Paulo no outono de 1973, de pais migrantes, desde cedo apontou com vocação artístico-literária, se destacando nas artes e nas letras.
Na trilha da Arte Editorial há 25 anos. Iniciou profissionalmente como roteirista de Histórias em Quadrinhos colaborador pela Editora Abril aos 18 anos, através de estúdios produtores de conteúdo, produzindo roteiros para HQs infantis. Dois anos após iniciou pela editora Globo, igualmente via estúdios de produção de conteúdo, como roteirista. Atuou como colaborador nos últimos 25 anos em boa parte dos projetos de HQs infanto-juvenis lançados em banca no país, seja como desenhista ou roteirista. Desenhou e coloriu livros infantis para editora FTD, uma das mais importantes editoras de literatura didática do país. Criou e produziu o Passatempo Peralta, pela Editora Escala. Desenvolveu e produziu literatura de passatempo/atividades por vários anos para muitas editoras de banca. Ilustrou edições didáticas para a Editora Edições SM, Ática, Melhoramentos, dentre outras.
Produziu durante 10 anos cenografia para o circuito de Teatro Paulista, não só na concepção de layout e design mas também produzindo fisicamente os cenários.
Criou e produziu a adaptação para quadrinhos do premiado programa infantil Castelo Ra Tim Bum da tv Cultura, juntamente com seu irmão Edil. Atuou como colaborador para variadas agências de publicidade em São Paulo. Redator, Editor e GhostWriter, hoje desenvolve e produz material artístico e literário de toda ordem para as mais variadas empresas e produtos do país e fora dele; cria e produz quadrinhos no mercado institucional e independente, escrevendo, ilustrando e editando livros e revistas infanto-juvenis para livrarias, revistarias, internet e distribuição interna em empresas.
Graduado em Direito, direcionado para direitos autorais, marcas e patentes, lidando no mercado de Licenciamento com Marcas de renome nacional e internacional, leis de incentivo à cultura e intermediação de negócios no Mercado Cultural.

_________________________________________________________________________________


RODRIGO MARCONDES – QUADRINHISTA – SANTOS – SP.

Rodrigo Marcondes iniciou sua criação de personagens para os quadrinhos em 1988, a primeira criação foi Blindado, e logo outras personagens, mas nunca deu sequência como profissional e foi seguir carreira no Teatro, onde se estabilizou como ator, diretor e dramaturgo, voltando aos quadrinhos de forma efetiva e profissional em 2014 quando cria o Universo Don Comics. Marcondes é formado em História, atua como profissional de Teatro, onde já encarnou, escreveu e atuou em mais de 30 espetáculos. Como quadrinista já publicou 5 revistas, indestrutíveis 1 e 2, Proscrito 1 e 2, e Blindado 1, além de roteiros para outros autores que estão em produção.

_________________________________________________________________________________


EDU R. SILVERIO – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR – INDAIATUBA – SP.

Edu R. Silverio é ilustrador, quadrinhista e apaixonado por quadrinhos desde que se conhece por gente, seu primeiro trabalho autoral é Ralf, um caçador de fantasmas diferente do que estamos acostumados, antes disso já fez tirinhas para um jornal na cidade de Indaiatuba e ilustrou uma cartilha voltada a segurança do trabalho. Edu nasceu na capital paulista mas vive em Indaiatuba, interior do estado, desde os 10 anos, é também professor e publicitário.

_________________________________________________________________________________


GABRIEL SOZZI – ILUSTRADOR – CARTUNISTA – SP.

Nascido no interior de São Paulo, em Atibaia, Gabriel Sozzi desenha desde sempre e quando se tornou adulto, continuou desenhando.
É formado em Engenharia da Computação, mas sempre foi apaixonado por desenho, e sempre quis ser um artista.
Já fez trabalhos com ilustrações para empresas de vários ramos, encomendas para presentes e aulas particulares de desenho.
Atualmente trabalha como freelancer em seu pequeno estúdio criado em 2015, o Nariz Artista, como ilustrador, cartunista, caricaturista e character design.
Busca se especializar no ramo infantil com ilustrações, criação de personagem e livros ilustrados, onde sempre se identificou.

_________________________________________________________________________________


RAI GUIMARÃES – QUADRINHISTA – SP.

Rai Guimarães, Quadrinhista e professor de desenho. Estudou artes plástica na UNESP e Educação Artística no Claretiano, trabalhou na Editora Abril e Editora Globo criando histórias em quadrinhos por 3 anos em cada editora. Foi professor do SENAC sp de quadrinhos e desenho durante 5 anos. Hoje tem um estúdio e se dedica ao trabalho de ilustrador e professor de desenho. Criador do Personagem Galo Costa e das tiras de humor Salário Mínimo.

_________________________________________________________________________________


BETO NASCIMENTO – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR – ITU – SP.

 Nasceu em Itu, interior, São Paulo. Como todo ilustrador, começou a desenhar bem cedo.
O início foi pequenos rabiscos pelas paredes da casa, pelo chão, nos cadernos da escola e não parou mais.
Teve forte influência no mundo dos quadrinhos onde pegou gosto pela nona arte.
Cursou Comunicação Social no CEUNSP, onde se formou em 2008. Nessa passagem pela faculdade criou algumas peças para o Colégio OBJETIVO Itu e Salto. Destacando a turminha OBJETIVO.
Ingressou na Agência Four Propaganda em Salto-SP, onde trabalhou durante alguns anos desenvolvendo sua habilidade como design gráfico e ilustrador.
De lá para cá, trabalhou em vários projetos em parcerias com Agências de Publicidade e Escritores da região
Alguns livros infantis que trabalhou foram: "Baile na Casa da Gramática", "Os amiguinhos de Jesus Menino" do Escritor Lázaro Piunti. "Geração Habilidosa" e "O papel do Vereador" em parceria com a Agência Cativa Comunicação e "Conheça a Câmara de Itu" em parceria com o Cartunista Ruc.
Nesse ano conquistou o 1° lugar no Concurso de Caricaturas Pery Guarany, realizado pela Prefeitura de Itu.
Hoje trabalha em seu Estúdio Café Atômico, onde desenvolve ilustrações para livros didáticos, embalagens para brinquedos, revistas em quadrinhos corporativas, tiras em quadrinhos para Editora Arcana Comics entre outros projetos.

_________________________________________________________________________________


GILBERTO QUEIROZ – QUADRINHISTA – SP.

   Gilberto Queiroz começou a se aproximar de Arte e Quadrinhos ainda adolescente, nos distantes anos 80, movido por gibis que pegava emprestado de um amigo todo sábado (religiosamente). Lia vorazmente Tarzan, Zorro, Tex, Disney e depois os formatinhos de super-heróis da Block. Ao começar a vida adulta, nomeou-se letrista e montou uma oficina de placas e faixas. Parecia uma forma válida de ficar próximo dos desenhos e pincéis. Aprendeu silk-screen, produziu e vendeu camisetas, fez brindes, sacolinhas para vídeo-locadoras, calendários e muita coisa mais.
    Com o advento do computador, desenvolveu trabalhos gráficos para clientes, mas aos poucos foi deixando de desenhar, situação que mudou após 2003, quando começou a colaborar numa ONG, dando aulas de desenho para crianças carentes. Após isso, buscando recuperar o tempo perdido, fez cursos, um fanzine, fez capas de livros e algumas ilustrações e até já publicou tiras em jornal de bairro. Colaborou com HQs de colegas de internet e nos últimos anos têm desenvolvido seu desenho para quadrinhos, publicando de forma independente alguns trabalhos.
   Atualmente continua trabalhando na área gráfica, mas focado em suas grandes paixões: desenho e quadrinhos.

_________________________________________________________________________________


DIEGO BORBA – QUADRINHISTA – INDAIATUBA – SP.

Ilustrador autodidata, Caiçara, 30 anos, nascido no litoral norte de São Sebastião - SP, no bairro de São Francisco, reside e trabalha em Indaiatuba por 3 anos. Começou a desenhar aos 3 anos, o fascínio pelo desenho se originou através de uma mini série do Zorro que assistia ao lado do seu pai que sempre depois de assistir desenhava o herói.
Trabalhou como chargista no Sindserve (sindicato dos funcionários públicos de São Sebastião) por mais de um ano, faz trabalhos exclusivos com caricaturas e alto retratos atualmente.
Páginas na qual divulga seus trabalhos, Dirabiscos e Patrono (herói de sua autoria).

_________________________________________________________________________________


FELIPE MARCANTONIO – QUADRINHISTA – BOITUVA – SP.

Felipe Marcantonio nasceu em Boituva-SP, em 1984 e desde criança é fascinado por games, animações e quadrinhos. Em 2004, fez curso de animação em São Paulo, onde pode trabalhar com o diretor Sérgio Martinelli.
Nos anos de 2006 e 2007, produziu algumas animações curtas e começou a dar aula de animação e desenho artístico no ano de 2007. No ano seguinte, entrou na faculdade de Educação Artistica de Tatuí-SP e começou seu maior trabalho relacionado a quadrinhos, a série online XDragoon.
XDragoon se tornou a mais longa série de quadrinhos online nacional, com 35 histórias de 48 páginas em média, encerrando em Novembro de 2016. Além da série principal, foi feita a Spin-Off XDragoon: Rockstar e foi publicada em 12 edições da Revista Neo Tokyo da Escala, uma saga especial chamada XDragoon: Rei do Fogo que está sendo adaptada em animação também graças a campanha de financiamento coletivo.
No ano de 2015 começou uma nova série de quadrinhos chamada Fred Guará, que está em andamento. Recentemente, a primeira compilação da série foi lançada de forma independente.

________________________________________________________________________________


LÍGIA ZANELLA – QUADRINHISTA – SOROCABA – SP.

Conheceu mangá com 11 anos, quando ganhou o volume 11 de Sakura Card Captors e passou a trabalhar seu traço e desenhar (antes disso ficava apenas na cópia de milhares de desenhos da Turma da Mônica que se perderam, além de pintura de telas a óleo). Desenvolveu - de maneira bem arcaica - alguns títulos variados, além de um oneshot que possívelmente nunca serão publicados, no entanto foi a empolgação de uma amiga com Go!Go!Go! Felicity em 2009 que a fez optar pela publicação online do título. Em 2006 entrou na faculdade de Design da sua cidade e só saiu de lá 5 anos depois com o diploma de bacharel em gráfico.
Ligia Zanella é designer e quadrinista. Atualmente faz parte da equipe de design de um jornal de Sorocaba, interior de São Paulo, e também atua como ilustradora freelancer. Tem na bagagem três títulos já publicados, a série Go!Go!Go!Felicity, publicada via web, a série Calendar e a grafic Novel Melissa em Ellipsia feita em parceria com o escritor G.Profeta e financiada pelo catarse. Seus dias são repletos de ilustrações e estudos, mas, em meio a tudo isso, ela procura encontrar um jeitinho para curtir os amigos e ir ao cinema. Suas maiores paixões – além de desenhar – são livros, quadrinhos, séries e sorvete!


_________________________________________________________________________________


MOACIR TORRES – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR – INDAIATUBA – SP.


Moacir Torres nasceu em Agudos (SP) em 1957 e reside em Indaiatuba (SP) desde 1993. 
Começou como desenhista na TV Cultura em 1974. 
Fundou em 1978 com Cláudio Feldman, no ABC Paulista, a Editora Taturana, que publicou dezenas de Livros. 
Trabalhou como arte-finalista para a Ed. Abril e ilustrou o suplemento “Diário Criança”, do jornal Diário Popular, de São Paulo, por cerca de dez anos. 
Publicou centenas de revistas de atividades, revistas em quadrinhos e livros infantis com a Turma do Gabi. 
Duas revistas infantis de Torres foram lançadas na Espanha e em Portugal. 
Atualmente ministra oficinas de desenho e arte final, ministra palestras e produz revistas de atividades, HQs e Animações da Turma do Gabi.
Autor dos livros: Turma do Gabi e o Pé de Ameixas, As Aventuras do Elefantinho Kokito, História do Pequeno Gabi e Férias da Turma do Gabi no Sítio. Criador do Projeto Autores & Livros e HQ FEST.

_________________________________________________________________________________


WALTER CALDEIRA – ILUSTRADOR - PINTOR – INDAIATUBA – SP.

Artista Plástico que desde criança se dedicou ao desenho e pintura, aprimorando-se em diversas técnicas. Seus trabalhos podem ser apreciados em diversas galerias e escolas onde atua como Professor de Desenho e Pintura.

_________________________________________________________________________________


EDUARDO VETILLO – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR – SP.

 Minha trajetória real pelas HQs teve início após o meu retorno dos EUA onde cursei, por 3 anos, artes gráficas na School of Visual Arts de N.Y. e Art Institute of  Minneapolis; na volta, montei meu estúdio e passei a colaborar com a Editora Vecchi nas revistas Chet e Spektro, passando lá desenhar, logo a seguir, os vários personagens  Hanna / Barbera para RGE; já no Estúdio Ely Barbosa, como freelancer, fiz os Trapalhões, onde chegava a fazer mais de 70 páginas por mês; paralelamente, fui chamado ao Rio pelo editor Edmundo Rodrigues, da Bloch Editores, para fazer o Spectreman que teve 31 edições; mais tarde, fiz uma longa  colaboração com a Editora Abril nas revistas do Urtigão e Peninha, encerrando essa fase infantil com as HQs do Sítio do Picapau Amarelo para a Editora Globo.
Atualmente trabalho em Graphic Novels de cunho histórico e lúdico adaptando obras da literatura brasileira e estrangeira e desenvolvendo também material independente para os quadrinhos.

________________________________________________________________________________


WALTER JUNIOR – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR - SP.

Divulgação

Walter Junior começou sua carreira como ilustrador profissional em 1990, como desenhista pedagógico, e logo depois entrou para publicidade. Com as Histórias em Quadrinhos, teve seu início antes disso, em 1988. 1989 publicou um fanzine chamado SAGA e durante seis anos, SAGA ganhou dois troféus "HQMIX". Criou os personagens Overgirl e Feedback em 1988. Em 1994 , ganhou o "Prêmio Angelo Agostini" e  o Troféu Nova de 1994 com a graphic novel "Semideuses". Após esse período, voltou a trabalhar para agências de publicidade e editoras como designer gráfico, ilustrador e diretor de arte e também como produtor e diretor audiovisual. Após esse hiato, retorna agora ao mundo das Histórias em Quadrinhos.  

_________________________________________________________________________________


JÚLIO MAGAH – QUADRINHISTA – ROTEIRISTA – SUZANO - SP.

Júlio César Magalhães, ou melhor, Júlio Magah é paulista de Santo André e começou a desenhar bem garoto!
Aos 13 anos já editava o fanzine “X-Salada” com o amigo Édi Suzuki e apoio do Moacir Torres. Nessa época criou o personagem Gato Espeto, entre outros.
No final dos anos 80 virou roteirista free lancer e escreveu centenas de histórias em quadrinhos de personagens nacionais e estrangeiros.
Apaixonado pelas histórias de humor e infanto/juvenis, Júlio Magah criou figurinhas divertidas
como os Freak Teens (que recebeu menção honrosa no 1º Prêmio Abril de Personagens, em
2010), o feiticeiro Gruvister, Os Espertinhos e o Casca Grossa, um jabuti nada simpático, que podem ser encontrados também no site Gibi Gang.
Gibi Gang também é o nome do estúdio dedicado à prestação de serviços nas áreas de Ilustração Editorial - revistas, livros de literatura, didáticos, paradidáticos; Ilustração Publicitária; Storyboard; Histórias em Quadrinhos; Criação de Personagens e Caricaturas.
Atualmente Magah se dedica através de seu estúdio a mantém a imaginação em ebulição e o traço afiado criando novos motivos para divertir os leitores.

_________________________________________________________________________________


GIORGIO CAPPELLI – ROTEIRISTA/QUADRINHISTA – JACAREÍ – SP.

Giorgio Cappelli é editor, roteirista e quadrinhista, trabalha no ramo desde 1994.
Em 2014 resolveu abrir a Editora Bila, uma casa de publicações independentes, literalmente produzidas de próprio punho por ele, auxiliado por uma equipe capacitada de profissionais.



_________________________________________________________________________________


EDE GALILEU – QUADRINHISTA/ILUSTRADOR – JUNDIAÍ – SP.

Ede Galileu é quadrinhista, ilustrador, e arte-educador, nasceu e vive em Jundiaí-SP onde trabalha com ilustração editorial e publicitária, dá aulas de desenho e pintura e organiza atividades voltados para as HQ’s e cultura pop como o “Jundcomics” que organiza desde 2000.
Faz HQ’s desde seus 15 anos, quando publicava seus fanzines com uns amigos, em 2009 publicou sua primeira HQ independente que produziu junto com amigos, depois disso participou de diversos projetos coletivos e web quadrinhos, no ano de 2016 foi um dos contemplados no programa estímulo à cultura e publicou a Grafic Novel “Casa Poiesis”, uma adaptação da peça de teatro de mesmo nome, escrito por Claudio de Albuquerque.

Atualmente trabalha em um projeto autoral coletivo com os artistas de sua cidade e participa de vários outros projetos junto com amigos.

_________________________________________________________________________________


LAUDO FERREIRA JR. – QUADRINHISTA – SP.

Laudo Ferreira Junior nasceu em 08 de abril de 1964, em São Vicente, estado de São Paulo. Iniciou sua carreira de ilustrador em 1983, atuando em editoras como Globo, Abril, Escala e Peixes. No decorrer de sua carreira, atuou na área publicitária, desenvolvendo storyboards e ilustrações para diversos clientes.
Seus principais trabalhos são A Voz do Louco (série de tiras publicada em jornais das cidades de Algarve e Portimão, Portugal); Balada para o Futuro (Complexo Cultural D. Pedro II, 1987); Hugo Terrara (Complexo Cultural D. Pedro II, 1988); À Meia-Noite Levarei a sua Alma (Nova Sampa, 1995); O Duelo (Edição de Edgard Guimarães, 1992), e Subversivos - Companheiro Germano (Editora Nona Arte, 2000). Também ilustrou O Estranho Mundo de Zé do Caixão - Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (Taquara Editorial, 1997) e participou da coletânea Brazilian Heavy Metal (Comix, 1999) com uma HQ do Zé do Caixão. Atualmente trabalha regularmente a série Sacanagens da Tianinha (Editora Rickdan).
Também produziu cenários e figurinos para diversos eventos e espetáculos. Trabalha também como caricaturista em eventos, feiras, convenções e congressos. Em 1996, junto com Omar Viñole, fundou o Estúdio Banda Desenhada, onde trabalha como diretor de criação, diretor de planejamento e ilustrador.
Em 1995, ganhou o Prêmio HQ Mix de Melhor Graphic Novel, e no ano seguinte conquistou o Prêmio de Melhor HQ promovido pela SBAF (Sociedade Brasileira de Artes Fantásticas), ambos com À Meia-Noite Levarei a sua Alma.

_________________________________________________________


PEDRO MAURO – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR – ITU – SP.

Pedro Mauro nasceu em Nova Europa, no estado de São Paulo, Brasil.
Um desenhista muito precoce, seu primeiro trabalho de quadrinhos publicado foi ainda
adolescente para a série ocidental "Pancho", de Taika Editora.
Mais tarde, ele trabalhou como um ilustrador muito procurado no setor de publicidade, desenvolvendo comps e storyboards para grandes agências internacionais e terminou arte para editores de revistas e livros em São Paulo.
Na década de 1990, Pedro foi convidado a trabalhar e a viver em Nova York, onde permaneceu por 12 anos sendo representado e trabalhando em nível superior nos estúdios Paul Santa-Donato.
Ele retornou aos quadrinhos em 2013 com uma série sobre uma famosa pirata feminina, "Back From the Dead Red", autoria de Carlos Stefan, ainda inédito.
Em 2014 Pedro começou sua colaboração com Sergio Bonelli Editore (Itália), desenhando um episódio de "Adam Wild", de Gianfranco Manfredi.
Pedro atualmente reside e tem seu estúdio na cidade histórica de Itu, no interior de São Paulo.

________________________________________________________________________________________


FLÁVIO ALMEIDA - CARTUNISTA - MIRACEMA-RJ 

Flávio iniciou a sua carreira como cartunista, ilustrador, chargista e quadrinhista em 1978, no jornal O Pasquim e na revista MAD.
Foi Diretor de Arte e Subeditor Geral da MAD por 5 anos. Foi ilustrador do jornal O Globo por 3 anos. Teve seus trabalhos publicados em mais de 65 revistas e 35 jornais no Brasil, dentre eles Você S.A, Viagem e Turismo; Turismo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Expresso, O Dia, Ultima Hora e Jornal do Brasil.
Têm dois prêmios internacionais: no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 1980. E em 1982, no Salão Internacional de Cartuns sobre o terceiro Mundo, em Duisburg, Alemanha, em 1982.

_________________________________________________________________________________


LUKE ROSS  - QUADRINHISTA - MARVEL - SANTO ANDRÉ - SP. (CONVIDADO)

Luke Ross é o pseudônimo adotado pelo paulista Luciano Queiróz quando desenha para o mercado americano. Filho de pedreiro, tomou gosto pelos quadrinhos ainda criança, quando passou a gostar especialmente de “Homem-Aranha”, atraído pelos desenhos de Ross Andru.
Desde o início dos anos 90 vem trabalhando profissionalmente como desenhista/ilustrador, além de possui uma escola de artes chamada Impacto Quadrinhos. Fascinado por mesclar estilos, o autor cita John Romita, Will Eisner, Andru, John Buscema, Neal Adams, Garcia Lopez, John Byrne e Jim Lee como seus mestres. Artistas no qual ele metodicamente estudou para seus trabalhos.
Desde 1992 desenha para as grandes editoras americanas, como Marvel, DC, Image, Dark Horse e Caos. Tendo desenhado vários personagens de destaque como “Homem-Aranha”, “Lanterna Verde”, “Gen 13” e “Star wars” (Guerra nas estrelas).


_________________________________________________________________________________



MARCELA NOHAMA – QUADRINHISTA – ILUSTRADORA – SOROCABA – SP.

Formada em Letras pela Universidade de Sorocaba, atualmente trabalha na área pública como técnico de controle administrativo. Eventualmente faz trabalhos de artesanato em biscuit e ilustração. Ilustrou alguns livros infantis e juvenis para autores independentes, entre eles “Os irmãos Gato Téo e Léo” de Bruno Pereira dos Santos, que foi contemplado e publicado pela LINC (Lei de Incentivo à Cultura do município de Sorocaba) em 2014.
Em 2010 começou a desenhar a história “Hot and Cold: Kimy Itamini Story” escrita pela Celly G. Mariano, um romance, no estilo shoujo mangá, que conta como o trauma da garota Kimy (que foi quase violentada pelo seu tio quando criança) vai se perdendo ao se encontrar com o garoto Leni (que está em busca de seu pai biológico). “Hot and Cold: Kimy Itamini Story” tem previsão de 13 capítulos e atualmente se encontra no capítulo 5.


_________________________________________________________________________________

MARCO A. CORTEZ – QUADRINHISTA – ILUSTRADOR – SP.

Atua profissionalmente como ilustrador e artista de quadrinhos desde 1985 para as mais importantes agências de publicidade e editoras de livros didáticos, paradidáticos e revistas infanto-juvenis do Brasil e exterior. Iniciou nos quadrinhos em 1993 no Projeto Senninha e sua Turma para a Ayrton Senna Promoções/Editora Abril. A partir de 1999 começou a produzir ilustrações e quadrinhos para o mercado editorial, entre eles: Sitio do Picapau Amarelo, Chaves e outras diversas publicações. Atuou como ilustrador em filmes de animação como o longa metragem “O Grilo Feliz” da StartAnima e os curtas Gummi Bears e Alladin para a Walt Disney Television - HGN Productions. Produz revistas em quadrinhos e animações 2D para instituições, empresas de entretenimento, organizações não governamentais e governamentais. Membro da Associação Brasileira Cinema de Animação (ABCA), Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infanto-juvenil (AEILIJ), Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB), Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

II Feira Literária do Projeto Autores & Livros - Parque Mall Indaiatuba.

Acontece no dia 25 de novembro das 9.00 as 16.00 horas no Shopping Parque Mall em Indaiatuba, a II Feira Literária do Projeto Autor...